top of page

INSS inicia projeto piloto de prova de vida digital

  • Foto do escritor: Luana Bezerra
    Luana Bezerra
  • 19 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de set. de 2020

Notícia do INSS.


O INSS irá iniciar o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial a partir do dia 20 de agosto.


Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral, portanto, serão selecionados segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.


O beneficiário que realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, a comprovação já valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo. A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.


A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br). O ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.


Mas atenção! Para ter certeza de que está sendo contatado pelo INSS verifique se o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, poderá ligar para o 135 para ter mais informações.


Fonte: INSS


 
 
 

Comments


© 2020 por Luana Bezerra Advocacia Previdenciária

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page