Quais benefícios do INSS a pessoa com esquizofrenia pode ter direito?
- Luana Bezerra

- 9 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Conheça os principais direitos

A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população mundial e é considerada, de acordo com a OMS, a terceira doença que mais afeta a qualidade de vida entre a população de 15 a 45 anos de idade. 📊
Esta doença é um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza, tendo como sintomas: alucinações, delírios e distorções do pensamento. A pessoa perde a noção da realidade, passa a ouvir, ver ou sentir coisas que não existem.
Infelizmente, a esquizofrenia não tem cura, mas com acompanhamento médico/psicológico e um tratamento adequado é possível controlar e anemizar os seus sintomas. 🩺💊
E os possíveis benefícios, quais são?
✅ Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio Doença)
O segurado diagnosticado com esquizofrenia deve estar temporariamente incapaz de exercer plenamente suas atividades profissionais para ter direito ao auxílio-doença. Neste caso, a pessoa com esquizofrenia precisa ter contribuído para o INSS por no mínimo 12 meses.
✅ Benefício por Incapacidade Permanente (Aposentadoria por Invalidez)
Para ter direito a este benefício o segurado deve estar incapaz de exercer suas atividades de maneira total e permanente. Além disso, a pessoa com esquizofrenia também precisa ter contribuído por no mínimo 12 meses para o INSS.
✅ BPC LOAS Deficiente
É um benefício assistencial pago mensalmente no valor de um salário mínimo. Para ter direito a este benefício a pessoa diagnosticada com esquizofrenia não precisa ter contribuído ao INSS. O requisito principal, além da doença, é que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo (atualmente está em R$ 275,00). Salienta-se que este critério de ¼ do salário mínimo pode ser flexibilizado em algumas hipóteses.
Ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo? Comente aqui ou nos envie uma mensagem. 🤳


Comentários