top of page

Perdeu seu benefício por incapacidade do INSS?

  • Foto do escritor: Luana Bezerra
    Luana Bezerra
  • 10 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de set. de 2020

Saiba como utilizar o tempo para aposentadoria.


Sabemos que o INSS vem negando uma imensa quantidade de pedidos de auxílio-doença (agora chamado benefício por incapacidade temporária). Nos últimos anos realizou, também, o pente-fino, em que cessou grande parte dos benefícios de auxílio-doença e, até mesmo, de aposentadoria por invalidez. Pessoas que estavam recebendo benefícios por incapacidade por 5, 10, 20 anos tiveram alta do INSS.

Nesse momento difícil, em que o segurado fica sem benefício e tem que partir em busca de emprego, na maior parte das vezes realmente sem possuir capacidade para o trabalho, o somatório do tempo de afastamento pode ser a saída para conseguir outro tipo de aposentadoria.

Mas aí surge a dúvida: é possível contar com esse período para se aposentar?


A resposta é SIM. Mas fique atento a uma regrinha: o tempo só será computado se o trabalhador voltar a contribuir ao fim do afastamento. Se não voltar a contribuir, o período de benefício não será aproveitado como tempo de contribuição.


Agora, você já sabe que poderá somar o tempo em que esteve beneficiado pelo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez ao seu período de contribuição da Previdência Social, podendo utilizá-lo para sua aposentadoria.


 
 
 

Comments


© 2020 por Luana Bezerra Advocacia Previdenciária

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page