Pensão por Morte poderá ser concedida na hora!
- Luana Bezerra
- 2 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Sistema analisará informações e documentos automaticamente.

O INSS, em parceria com a Dataprev e a Enap, estão desenvolvendo uma ferramenta para conceder o benefício de pensão por morte automaticamente. A expectativa é que ela seja lançada até o final deste ano.
A proposta é agilizar a análise de pedidos e reduzir o tempo para a liberação de pagamentos, diminuindo a longa fila de benefícios que estão à espera de concessão. Segundo a Secretaria Especial de Previdência Social, a espera média tem levado 39 dias atualmente.
Segundo o ENAP, ao iniciar o pedido, o sistema solicitará algumas informações e documentos para o requerente. A ferramenta irá utilizar inteligência artificial para reconhecer os documentos anexados e, se houver pendência, informará na hora o que faltou, indicando quais informações ou documentos deverão ser complementados.
Caso os requisitos sejam cumpridos, o benefício será concedido na hora.
Mas fique atento! O cálculo da pensão por morte é complexo e existem vários fatores que podem influenciar no valor final do benefício, podendo fazê-lo variar de 60% a 100% do valor devido. Por isso, sugerimos que sempre consulte um profissional especializado de sua confiança.
Comentários