Moro no exterior, como faço para pagar INSS?
- Luana Bezerra

- 29 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Depende do país em que mora. Entenda!

Essa é a dúvida de muitos brasileiros que vão morar no exterior, nesse sentido, é necessário saber se o país para onde você se mudou possui ou não Acordo Internacional de Previdência com o Brasil.
Nas hipóteses em que há acordo
O tempo de contribuição adquirido no Brasil poderá ser somado ao tempo realizado no exterior, de modo que será possível a aposentadoria de acordo com as regras do país em que reside. O contrário também pode acontecer, o período de trabalho em outro país pode ser aproveitado no Brasil, permitindo a soma daquele período com o tempo recolhido aqui.
Há ainda a possibilidade de contribuir simultaneamente no Brasil para garantir um valor maior de aposentadoria do INSS.
Atenção! É importante salientar que os casos devem ser analisados particularmente, os acordos mantidos com diferentes países podem ter diferentes características que podem ser aprofundadas.
Nas hipóteses em que não há acordo
O seu tempo de contribuição do Brasil não será admitido em outro país. Sendo assim, é possível escolher se aposentar no Brasil e, para isso, você deverá fazer recolhimentos ao INSS na categoria de segurado facultativo.
Nesse caso, o pagamento deverá ser feito até o dia 15 do mês seguinte da competência e o salário de contribuição poderá ser entre o salário mínimo e o teto do INSS.


Comentários