MEI não precisa se aposentar somente por idade!
- Luana Bezerra
- 14 de mar.
- 1 min de leitura
Conheça o recolhimento complementar.

Em regra, a contribuição padrão de 5% realizada pelo microempreendedor só dá direito a Aposentadoria por Idade no valor de um salário-mínimo. Os requisitos são: 15 anos de contribuição + 65 anos de idade para homens e 62 para mulheres.
Entretanto, há como ter direito a outras formas de aposentadoria: por meio da complementação de 15% em todos os meses.
Se o trabalhador fizer um recolhimento complementar de 15% através da guia de complementação, além dos 5% mensalmente recolhidos via DAS, é possível que se aposente por outras regras de aposentadorias, como por Tempo de Contribuição, por Pontos, pelas Regras de Transição.
A complementação fica ainda mais atrativa nos casos em que o trabalhador já tem contribuições antes de abrir o MEI (como CLT ou facultativo, por exemplo). As contribuições anteriores à abertura da MEI somadas às complementações podem aumentar significativamente o valor da aposentadoria ou, ainda, antecipar a data de concessão.
Na hipótese da complementação, ao realizar a contribuição de 20% (5% + 15%), ela poderá ser feita no valor do salário-mínimo até o teto da Previdência.
Mas, antes de qualquer ação, sugerimos que analise junto ao advogado de sua confiança se valerá a pena fazer a complementação.
#mei #microempreendedorindividual #aposentadoria #aposentadoriaporidade #aposentadorias #inss #advogadoprevidenciário #previdenciasocial
Comentários