Já tenho 15 anos de contribuição. Posso parar de contribuir?
- Luana Bezerra
- 16 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
A melhor resposta é DEPENDE.

Parar de contribuir, sem saber dos impactos dessa decisão, pode ser muito perigoso.
O primeiro passo é analisar os seus requisitos para aposentadoria, para saber se é necessário contribuir por mais tempo para chegar no melhor benefício para você, seja buscando o melhor valor de aposentadoria ou antecipando a data de início.
Ao mesmo tempo, é necessário avaliar em qual tipo de segurado você se enquadra.
Se for contribuinte facultativo, aquele que NÃO exerce atividade remunerada (como por exemplo a dona de casa), você tem a possibilidade de parar de contribuir mensalmente, mas recomendamos que faça uma contribuição a cada 6 meses. Essa contribuição semestral faz com que você não perca a qualidade de segurado e, com isso, mantenha o direito a todos os benefícios do INSS, principalmente aos não programados, como pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros. Faça esse tipo de contribuição de forma planejada e com orientação profissional, hein!
Se for contribuinte obrigatório, aquele que exerce atividade remunerada (como por exemplo empregado, trabalhador avulso/autônomo), você NÃO DEVE parar de contribuir para o INSS ao completar 15 anos de contribuição. Enquanto estiver trabalhando você tem a obrigação de contribuir para a previdência social.
Por fim, quem completou 15 anos de contribuição pode se aposentar por idade:
Se mulher, com 62 anos ou mais;
Se homem, com 65 anos ou mais.
Comments