Fraude no INSS!
- Luana Bezerra
- 29 de abr.
- 1 min de leitura
Uma fraude recente no INSS está causando descontos indevidos em benefícios previdenciários de milhares de brasileiros.

Para descobrir se o aposentado ou pensionista foi vítima, este deverá acessar o Extrato de Pagamentos do INSS no aplicativo Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br.
Veja o passo-a-passo:
1- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
2- Faça login com o CPF e senha do Gov.BR;
3- Clique sobre o benefício, na opção “Consultar Benefício”;
4- Acesse o serviço “Extrato de Pagamento”;
5- No extrato, constará todos os valores de benefício e eventuais descontos. Verifique se há descontos de mensalidades associativas, normalmente consta “CONTRIBUIÇÃO” na descrição.
Assim, se aparecer algum desconto não reconhecido do tipo mensalidade de associação, provavelmente tenha sido uma fraude.
ℹ️ O INSS informou que os aposentados e pensionistas que tiveram desconto de mensalidade associativa não autorizado no contracheque de ABRIL terão o dinheiro devolvido na próxima folha de pagamento (MAIO) e que todas as próximas mensalidades já foram canceladas.
De qualquer forma, orientamos que façam o bloqueio do benefício para associações, de modo que elas não consigam fazer os descontos de mensalidades no futuro.
Veja o passo-a-passo:
1- No campo de pesquisa da página inicial, digite “bloqueio de mensalidade”.
2- Selecione a opção “Bloqueio/desbloqueio de Mensalidade de Entidade Associativa ou Sindicato”;
3- Leia as informações e siga as instruções.
Para solicitar o ressarcimento de todos os valores descontados indevidamente, orientamos que:
1- Registre uma reclamação na Ouvidoria do INSS;
2- Envie um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br informando o ocorrido;
3- Procure orientação jurídica.
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