Dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público. Saiba mais sobre sua aposentadoria.
- onliprs
- 28 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Dia 28 de outubro é o dia do Servidor Público! Importante profissão para o desenvolvimento da sociedade.
⠀
A reforma da previdência trouxe mudanças significativas também nas regras e na forma de calcular os benefícios de aposentadoria dos servidores públicos federais. Confira algumas das novas regras a seguir.
⠀
APOSENTADORIA POR IDADE
Com as mudanças, as mulheres podem se aposentar aos 62 anos e os homens aos 65. O tempo de contribuição para ambos os sexos passou a ser de pelo menos 25 anos, sendo 10 deles em cargos públicos e os últimos 5 anos no cargo em que vai se aposentar.
⠀
VALOR DO BENEFÍCIO
Se desejarem receber 100% da média salarial, mulheres e homens devem contribuir por 35 e 40 anos, respectivamente, não podendo o benefício ultrapassar o valor do teto do INSS. Para aqueles que ingressaram no serviço público até 2003 e cumprirem uma das regras de transição podem se aposentar com integralidade e paridade de salário, com base no direito adquirido.
⠀
REGRAS DE TRANSIÇÃO
É um mecanismo que beneficia servidores públicos que estão próximos de sua aposentadoria.
⠀
- Sistema de Pontos
Regra que soma a idade com o tempo de contribuição do servidor. Em 2020, essa soma deve ser de pelo menos 87 para mulheres e 97 para homens. A pontuação necessária para o gatilho sobe um ponto a cada ano, até chegar a 100 pontos em 2033, assim como a idade mínima, que atualmente está em 56 anos (mulheres) e 61 anos (homens).
⠀
- Pedágio 100%
O servidor que optar por esta modalidade terá que trabalhar o dobro do tempo que faltava para chegar ao requisito de tempo de contribuição (30 para mulheres e 35 anos para homens), desde que cumpridas as idades mínimas de 57 anos (mulheres) e 60 (homens).
⠀
Você ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo? Nos envie uma mensagem via WhatsApp que teremos prazer em lhe ajudar.
⠀


Comentários