top of page

Como fazer a PROVA DE VIDA?

  • onliprs
  • 18 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de dez. de 2020

Saiba mais.

Inicialmente, destacamos que a prova de vida é obrigatória a TODOS os aposentados e pensionistas do INSS, de modo que os beneficiários que não realizarem a prova de vida podem ter seus pagamentos suspensos até que seja feita a regularização.


O procedimento é feito diretamente no banco em que você recebe o benefício. Leve consigo um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH). Em alguns bancos é possível fazer a prova de vida nos terminais de autoatendimento através da biometria. Há também a opção de se realizar esta prova de vida através de um representante legal ou procurador (cadastrado no INSS), caso você não consiga se deslocar até uma agência.


Sugerimos que ligue para o seu banco para ver o procedimento que ele adota, pois muitos deles tem adotado rotinas periódicas programadas. Por exemplo, há bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, assim como há os bancos que convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da prova de vida.


Outra possibilidade é a realização de prova de vida por visitação domiciliar ou hospitalar, em que um servidor se desloca para realizar a prova. Este caso é específico para pessoas com dificuldade de locomoção e os maiores de 80 anos e deve ser agendada pela Central 135 ou pelo Meu INSS.


Por fim, o INSS está disponibilizando a prova por biometria facial, disponível para alguns segurados através dos aplicativos do Meu INSS e Gov.BR. Este formato está em fase de testes e somente os 500 mil beneficiários selecionados no projeto piloto estão com acesso à funcionalidade.


Mas tenha calma, como falamos em outro post, o INSS prorrogou a prova de vida até final deste mês de novembro. Então, ainda há tempo!

 
 
 

Comments


© 2020 por Luana Bezerra Advocacia Previdenciária

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page